Menu

Coloração permanente versus semipermanente

coloração permanente versus semipermanente

Gostaria de pintar o cabelo, mas não sabe se pretende uma permanente ou semipermanente? Conheça as diferenças entre estes dois processos de coloração com água oxigenada.

A coloração permanente

O processo: A coloração permanente é sempre misturada com um oxidante com peróxido no cabelo oxigenado. Desta forma, este oxidante vai reagir e descolorar o fio de cabelo. Geralmente, contém amoníaco como agente alcalino, o que proporciona maior durabilidade.

A cor: É ideal para pessoas que pretendam manter sempre um tom de cor claro, mais concretamente para cobrir cabelos brancos. Desta forma, os cabelos brancos desaparecem e o cabelo fica com um tom uniforme, normalmente louro, bonito e brilhante.

O que dizem as revistas: Apesar de o peróxido de hidrogénio, conhecido igualmente como água oxigenada, trazer benefícios, a sua utilização não deverá ser de forma desmedida. Fale com o seu colorista para saber os volumes que deve usar para descolorar o cabelo e procure, sempre que possível, ajuda de um profissional.

A coloração semipermanente

O processo: O processo é idêntico à da tinta oxigenada permanente, mas sem a utilização de amoníaco ou sem mistura de oxidantes.

A cor: Ao contrário da permanente, a coloração semipermanente é utilizada de forma temporária e é ideal para pessoas que gostam de mudar constantemente de coloração. Contudo, é igualmente utilizada para clarear o cabelo, normalmente num tom louro-platinado, ideal para pessoas com um tom de pele muito claro.

O que as revistas dizem: O tom claro de ambas as colorações depende sempre dos volumes de peróxido de hidrogénio. Os volumes podem variar entre 10 e 40 volumes, sendo o 10 o menos agressivo e o 40 o mais agressivo, devendo ser misturados por um especialista. Para além disso, o couro cabeludo pode sofrer com a agressividade da água oxigenada. Por isso, utilize produtos para o proteger como o champô Source Essentielle, de L'Oréal Professionnel, que protege o couro cabeludo sensível.

Image credits: Getty Images, Moment / E+ - Igor Ustynskyy / CoffeeAndMilk

Content created by Webedia